quarta-feira, 2 de abril de 2014

Conceito DIY

DIY é uma abreviação de Do It Yourself (do inglês faça você mesmo), que traduz um espírito empreendedor que teria surgido com a cena punkpós-punk e movimentos underground, revelando ambos os conceitos de Monarquia com o Punk/Pos-Punk inglês, em paralelo a Anarquia dos Anarco-punks, que se difundiam na midia consumista a nivel mundial.
Basicamente é uma sigla usada para denotar que determinada banda faz todo o trabalho pelas suas próprias mãos, ou seja, tudo desde a organização de concertos, gravação e produção dos álbuns, produção e venda de merchandise, marketingpublicidade, etc... é feito apenas com o suor dos seus elementos, quebrando os padrões criados pelos conceitos de um modelo e cultuando a originalidade a níveis experimentais.
Também é usada no caso de projectos que contra tudo e todos e sem quaisquer apoios financeiros ou outros, subsistem e chegam a ter sucesso. Diz-se que estes são projectos baseados no DIY.
A atitude DIY é obviamente associada a um espírito anticonsumista evitando a imitação por plágio e pensamentos pre-fabricados e assentando no pressuposto de que uma pessoa sozinha pode muito bem fazer um trabalho com originalidade e de vários "profissionais" excessivamente bem pagos e por vezes incompetentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário